Imagem capa - Planejamento Financeiro para Casamento por Blessends

Planejamento Financeiro para Casamento

Planejamento Financeiro para Casamento

Organizar um casamento é uma fase onde as emoções estão a flor da pele e dinheiro sempre é um polo de discórdia e brigas, causando um estresse enorme no casal. Nós queremos ajudar a evitar que isso aconteça com vocês! A gente sabe que os sonhos causam muita ansiedade, e a noiva quer começar os preparativos assim que o anel estiver no dedo! Qual é o segredo para ser uma noiva mais tranquila e feliz? O planejamento financeiro para casamento! Sim, este é um assunto que pode ser bem chatinho e assustar, mas é a melhor maneira de controlar o orçamento de casamento, né? 

Nós sabemos – por experiência própria – como a fase pré-casamento envolve gastos pesados e a importância de se ter tudo bem planejado, organizado e numa planilha de gastos beeeeem detalhada e completa para ajudar. Um dos motivos para isso é que – talvez não tenham te contado ainda – em um evento dessa categoria tudo deve estar pago até a data do seu casamento. Nenhum fornecedor vai aparecer se os pagamentos não estiverem feitos. 

Antes de pegar a calculadora, confira as nossas dicas preciosas do planejamento financeiro para casamento de sucesso:

1) Sonhem juntos e sempre conversem sobre dinheiro. Os sonhos podem custar um valor alto, mas o combinado nunca sai caro;
2) Definam um orçamento total para ser a diretriz de qual caminho seguir. Começar a organizar o casamento sem essa base não é bom, e vocês podem acabar gastando mais do que imaginaram. (vamos falar mais um pouquinho sobre isso mais para frente);
3) Nem tudo vai correr do jeito que planejaram. Saibam que, no meio do caminho, surpresas desagradáveis podem acontecer. Se preparem para lidar com elas;
4) Zerem suas dívidas. Vocês não podem começar a pagar uma coisa se não terminaram de pagar outras;
5) Saibam o quanto ganham e para onde vai o dinheiro de vocês. De onde vai vir o orçamento para a festa? Com quanto cada um vai poder colaborar e com que frequência?
6) Façam um plano de investimento para este dinheiro que vai ficar separado para os pagamentos;
7) Usem planilhas de gastos para ajudar a controlar o orçamento de casamento;
8) Antes de bater o martelo em um gasto que não estava previsto, pense nos impactos a médio e longo prazo do seu desejo;
9) Comemorem as pequenas conquistas!
10) Curtam os bons momentos. Eles são importantes para a felicidade do casal;
11) Dinheiro é só dinheiro. Não deixe que ele tome uma proporção exagerada em suas vidas. Lembre-se o porquê vocês estão fazendo esta cerimônia;
12) O amor deve estar sempre acima de tudo.


Planejamento financeiro para casamento: passo a passo

Planilha de orçamento: tem gente que ama, tem gente que odeia fazer. Mas quando se fala sobre finanças, essa é a primeira coisa que precisa ser feita. Pensando em você e no seu planejamento financeiro para casamento, criamos uma planilha incrível pra controle do orçamento de casamento. Ela está prontinha e foi pensada para ter todos os possíveis itens e necessidades do casamento. Nela você vai encontrar também um resumo com previsão de gastos X gastos reais, uma aba para a lista de convidados e uma aba com orçamento final e fluxo de pagamento. Temos certeza que será muito útil para vocês! (só entrar em contato conosco e nos pedir, enviaremos com muito carinho).

Defina seu budget total: Quando a gente fala no todo, a primeira duvida é: “mas eu não sei quanto custam os serviços!” Primeiro dê uma olhadinha na planilha para ver todos os fornecedores que vai precisar no seu casamento. Antes de decidir o valor total, considere que:

  • Esse é o momento de fazer escolhas. Definam suas prioridades e o que é importante para vocês neste dia tão especial;
  • Uma base de número de convidados. Uma festa para 250 pessoas tem um custo diferente de outra para 100. Lembre-se: reduzir a lista de convidados não vai necessariamente implicar em um gasto menor. Tudo vai depender do sonho de vocês!

Porcentagens: Com um valor total em mãos, é hora de definir o quanto irão gastar com cada fornecedor. Por exemplo: 15% foto e vídeo, 10% espaço ou 20% com decoração. Você sonhou com um vestido cuja porcentagem é maior do que o que previu? Então vai ter que ajustar e tirar de outro item. Não existe uma porcentagem correta para cada um deles, mas sim o que é importante para o casal e suas escolhas.

Cotações:  Depois que você já sabe quanto pode gastar, é hora de visitar sites e blogs de casamento para conhecer fornecedores. É importante ter gente que ama o que faz envolvida em realizar seu sonho. Converse com as amigas que já casaram, vá em workshops, eventos, encontrinhos e feiras. Selecione três fornecedores de cada item que você mais se identificou, e peça um orçamento para comparar e saber se está dentro do que pode pagar. Assim que decidirem, assinem um contrato.

Fluxo de pagamento: Alimente o fluxo de caixa para os pagamentos na nossa planilha. Pensem bem se vale a pena e se vocês podem pagar algum serviço a vista com desconto. Antes de tomar esta decisão, analisem as despesas do mês para ver se não vão ficar descapitalizados.

Agende todos os pagamentos: Por que? É simples: evite pagar multas.


Gostou das nossas dicas para ajudá-los nesse momento tão especial da organização do casamento? Lembre-se: é super importante ter um bom planejamento financeiro ao iniciar a vida a dois.